O sistema auditivo é composto por duas porções distintas que são interligadas entre si, a porção periférica e a porção central. Cada parte tem um papel fundamental para a nossa capacidade de ouvir.
A porção periférica é um conjunto de órgãos responsáveis por captar, transformar e transmitir os sons para as vias auditivas centrais. Nossos ouvidos são subdivididos em três partes essenciais: orelha externa, orelha média e orelha interna.
1 – Orelha externa: é responsável por captar os sons e conduzi-los para o conduto auditivo, as estruturas envolvidas são o pavilhão auricular (orelha) e o meato acústico externo (conduto auditivo).
2 – Orelha média: é responsável por amplificar os sons e proteger a orelha interna de sons intensos. As estruturas envolvidas são: membrana timpânica e cadeia ossicular (martelo, bigorna e estribo).
3 – Orelha Interna: é composta pela cóclea que apresenta uma forma de caracol. Este órgão sensorial é cheio de líquidos e células ciliadas que enviam os sinais sonoros ao cérebro.
Vale ressaltar que cada parte do sistema auditivo periférico tem um papel importante no fornecimento das informações sonoras ao cérebro, e que a perda auditiva pode acontecer devido ao acometimento de uma ou mais estruturas do sistema auditivo.
Para compreender sobre a perda auditiva é importante conhecer a anatomia da orelha e como funciona nossa audição.
Fga. Tamiris Rosa
CRFa: 2-21848